Diante da demora sem sentido do pagamento do Precatório (que depende de um oficio requisitório, além de todo o processo de execução e liquidação de cálculos), criou-se paralelamente um mercado de compra e venda de precatórios federais, onde empresas especializadas negociam esses precatórios e, após uma análise jurídica criteriosa, oferecem um valor aos credores para compra dos precatórios federais A VISTA e por um preço muito atrativo.
Porém, aí você pensa: “Eu tenho um recebível e é justo vendê-lo com deságio?” Na maioria das vezes o detentor do precatório federal acha que está perdendo dinheiro, mas não é bem por aí. É muito melhor receber um valor justo A VISTA do que esperar por tempo indeterminado e, na grande maioria dos casos, não receber a tempo de desfrutar dos privilégios que esse dinheiro pode lhe proporcionar.
Estamos vivendo um momento de incertezas tanto políticas como econômicas. Cada vez mais presenciamos sinais de que o governo federal está com as contas públicas fora do controle. Isso gera uma incerteza.
Por mais que um precatório federal esteja orçamentado, não é garantia nenhuma que ele será realmente pago pelo governo federal no prazo devido. Presenciamos inúmeras situações de atraso no pagamento de precatórios, ou mesmo algum tipo de manobra política no sentido de adiar o pagamento, gerando um transtorno muito grande ao detentor do precatório federal que está esperando ansiosamente esse dinheiro que é dele de direito.
BENEFÍCIOS
Para aqueles que estão cansados de esperar pela liquidação do valor que lhe é devido, mas têm planos e/ou prioridades que não podem esperar, vender seu precatório federal, desde que seja com segurança, é uma excelente opção. Os benefícios de quem opta pela venda do seu precatório federal são:
- Poder solucionar o problema da espera para o recebimento total de seus direitos, pois ao vendê-lo, o beneficiário recebe a quantia negociada A VISTA.
- E quando falamos em capital para investir, isso significa que o credor vai poder concretizar qualquer outro projeto que ainda não foi possível devido à demora do pagamento por parte do Governo Federal.
- Quitar suas dívidas no banco com o valor recebido pelo precatório federal. Por exemplo: se um precatório federal for vendido a 50% do valor de mercado e a dívida bancária for exatamente o valor a receber com esses 50%, é possível quitar essa dívida, que, a depender do parcelamento que o banco geralmente propõe, demoraria muito mais tempo.
OPERAÇÃO TOTALMENTE LEGAL
A cessão do seu Precatório Federal é uma operação completamente legal. A FRANQUIA DE PRECATÓRIOS atua dentro das premissas legais estabelecidas na legislação em vigor, inclusive de acordo com os procedimentos estabelecidos nas Resoluções 115/2010, do Conselho Nacional de Justiça, e 168/2011, do Conselho da Justiça Federal. Todas as cessões são feitas em cartório com corpo jurídico especializado dando total segurança para quem está vendendo e para quem está adquirindo o crédito.